titoo

Image Map

gordice: creme de aspargos

Quem convive um pouco comigo, vem na minha casa ou me segue no insta, @lulymello sabe que eu adoro ir para cozinha fazer algo gostozinho, quando o tempo esfria então é inevitável: chego final do dia, coloco uma pantufa e já vou pensando em algo quentinho para fazer na cozinha! 
Estranho eu nunca antes ter dividido uma receita aqui no blog, né? Mas nunca é tarde, então hoje trago para vocês a primeira e lanço a tag "gordice"! Na verdade a receita de hoje não é tão gordice assim. Afinal, toda a sopa, creme ou consomê que faço é sem farinha de trigo ou maizena pra engrossar, também evito aqueles temperos em pó industrializados, sabe? Caldo disso, creme daquilo, etc... Ladainha deixada de lado, vamos ao que interessa!
Você vai precisar de:
IMPORTANTE: na hora de fotografar os ingredientes esqueci do queijo ralado, também vamos precisar dele, ok??
Falando um pouco sobre os ingredientes. Eu não coloquei uma lista com medidas exatas pois acredito que vai depender do seu paladar, alguns gostam de bastante alho, outros não. Tem gente que curte uma sopa mais encorpada e cremosa, outros preferem ela mais levinha, como um caldo e por aí vai... Também acho legal avisar pra vocês não se preocuparem com alguns ingredientes "diferentes" aí da "lista", o lemon pepper e o vinagre de vinho branco por exemplo, não são temperos que usamos no trivial (pelo menos acho que a maioria não usa), mas são bem fáceis de encontrar hoje em dia. Aqui em Brasília acho em vários supermercados, se na sua cidade os supermercados forem mais precários dê uma olhada em empórios ou feiras.

Com todos os materiais já separados (inclusive o queijo ralado) e os aspargos fresco higienizados, vamos ao passo-a-passo...
1. Separe a parte branca dos aspargos da parte mais verdinha e macia. Esse pedaço mais claro não é muito gostoso e pode acabar estragando a comida! O verdinho e macio que vai para a receita você corta e deixa pegando sabor em um pouco do vinagre de vinho branco.
2. A parte clara dos aspargos, que geralmente não é servida, você vai usar pra dar sabor ao "caldo", deixe-a fervendo em aproximadamente 700ml de água com uma colher de sobremesa de sal. Esse "caldo"você liga o fogo e esquece, pode deixar ferver enquanto continua a receita.
3. Pique 1/4 da cebola e coloque pra fritar no azeite. Não se preocupe em deixar ela muito miudinha pois você vai bater no liquidificador essa parte da receita, ou seja: ninguém vai ver a cebola! E nada de colocar o alho junto com a cebola, ok? Ele frita mais rápido e se queimar pode deixar um gosto amargo.
4. Quando a cebola estiver transparente você leva pra panela os aspargos frescos, o alho e dá uma boa refogada.

5. Despeje o caldo do passo 2 (apenas o caldo, sem os talos brancos!) na panela do passo 4. Deixe cozinhar por aproximadamente 15 mim. 
6. Enquanto os aspargos frescos cozinham você vai dar atenção aos do vidrinho da conserva. Comece tirando a água e descartando as pontinhas, igual mostro aí na foto....
7. Depois corte em vários pedaços menores e reserve. Reserve é muito bom! kkk Tô me sentindo Ana Maria Braga. :D
8. Passados os 15 mim do cozimento dos aspargos frescos coloque todo o conteúdo da panela no liquidificador e bata com um pitada de lemon pepper e o iogorte natural desnatado.  O bom do iogurte só entrar nesse momento é que você não precisa ficar mexendo a panela que nem uma louca pra não correr o risco de talhar, o liquidificador faz esse serviço por você. 

9. Volto o conteúdo do liquidificador pra panela passando pela peneira, porque eu sou fresca. 
10. Tempero ralando um pouco da  noz-moscada.
11. Adiciono o queijo ralado. Escolhi parmesão, mas você pode colocar outro da sua preferência...
12. Adiciono também os aspargos em conserva, que já estavam cortadinhos, e deixo ferver mais um pouco apenas para os aspargos em conserva ficaram molinhos e o queijo derreter. 

Confiro se ainda precisa de sal apenas no final pois os aspargos em conserva, o queijo ralado e o caldo que fiz no passo 2 já são bem salgadinhos. Dessa vez não coloquei nada de sal a mais, pois o pessoal aqui em casa não é muito fã. Mas as vezes na sua casa pode ser diferente, né?? 
O post ficou longo e a receita parece trabalhosa porque eu quis fotografar todos os detalhes, já que não tenho talento pra gravar um vídeo! Heheh. Mas garanto que é super rápido e prático de fazer. Espero postar outras receitas e conseguir ser menos prolixa. Em todo caso, se ainda ficar alguma dúvida é só perguntar aqui nos comentários que eu respondo o quanto antes.

Essa receita (com a quantidade de ingrediente das fotos) serviu 3 pessoas. Na hora de levar pra mesa improvisei umas torradinhas de pão de forma light que ficam bem levinhas e ótimas para acompanhar. As vezes compramos torradas prontas e elas não são fresquinhas como as feitas na hora, sendo que é algo tão bobo de fazer. Nem o forno eu ligo, só coloco o pão na torradeira e voilá.
Comentários
2 Comentários

2 comentários:

  1. Nhami, que delícia.. Eu amo aspargos!
    Bj, Gabi.

    ResponderExcluir
  2. Clara Pedroso4:48 PM

    fiz e amei!
    pode continuar nos passando receitas deliciosas como esta
    a ideia de juntar assuntos diferentes aos seus lindos looks é ótima
    beijo

    ResponderExcluir