titoo

Image Map

gordice: egg cups


É que no final de semana eu enfiei o pé na jaca com fé! Quem me companha o insta viu isso e isso. Sendo assim, nada mais justo que dar uma moderadinha durante a semana, né??? Não estou fazendo uma dieta rígida, e sim dando aquela balanceada! O almoço aqui em casa é sempre saudável e fresquinho, já no jantar a maioria das vezes comemos um lanche, o que inclui pão e frios. Pra substituir isto improviso uma salada ou algo prático quando estou com a consciência pesado e não quero comer muito a noite.
Fiz egg cups esses dias e postei a foto no insta, o pessoal gostou tanto que eu resolvi publicar minha receita aqui, nem sei se posso chamar isso de receita, é tão bobo.... Na verdade a primeira vez que vi foi nesse site aqui, então adaptei para a minha necessidade, montando uma versão mais light e sem gema (o Fê não come).
A ideia da receita é legal pois além de prático com um resultado bonito e saboroso, você pode customizar do jeito que quiser. Usando pimentão, abobrinha ou manjericão por exemplo. Esses dias eu não tinha tomate fresco e coloquei cubos de tomate pelati, ficou ótimo! Estou louca pra testar com espinafre e brócolis, uma versão green. Dá também pra fazer também algumas versões gordinhas, né? Porque ninguém é de ferro. Basta você usar sua criatividade... E por falar em criatividade, adoro essa versão café da manhã gringo, tirei somente o bacon (não gosto) e ficou delicioso!!!


Você vai precisar de:
Observações: Essa forma comprei na Etna, mas também já vi na Tok&Stok, é fácil encontrar. Outra coisa, o Pam nada mais é que um óleo de canola em spray, além de saudável o Pam é ideial pra untar formas e passar na frigideira, nada gruda usando ele. Se você não encontrar pode pincelar manteiga, ou azeite. 

Separo os ingredientes e já ligo o formo pra ele ir aquecendo, a receita é bem rapidinha...

Untei a forma com Pam e organizei os blaquets de perú, colocando um em cada compartimento da forma. Acomodo com as pontas dos dedos para que fiquem direitinho. 
Em um refratário relativamente grande misturei as 4 claras dos ovos, cebola, pimenta do reino, orégano e  tomate, então bati a mistura com um garfo até formar uma camada de espuma. Quanto mais você bater, mais leve e areado vai ficar seu egg cup. Com uma colher grande despejei essa mistura uniformemente entre os espacinhos da forma já forrados com blanquet de peru e praticamente acabou! Agora é só dar uma enfeitada....

Coloco um pedaço generoso de mussalera de búfala que derrete e se transforma em um delicioso recheio. Polvilho com queijo ralado apenas para dar um visual mais bonito. O queijo quando gratinado fica douradinho e mega apetitoso. Também distribuo uma rodelinha de tomate pra embelezar, sou total "cama com os olhos", então adoro um enfeite de finalização. Deixo assar por 20 mim em fogo médio e é só servir....
Mais um detalhe, não coloquei nada de sal. Acho que o orégano já dá uma salgadinha, né??? E o queijo parmesão ralado então nem se fala... Ou seja, se você for mudar esses ingredientes fique atenta ao sal. Caso não substitua por algo igualmente salgado eu sugiro uma pitada de sal.

Sempre sirvo acompanhado de uma saladadinha simples, fica ótimo!
Comentários
1 Comentários

Um comentário: