titoo

Image Map

gordice: mil folhas salgada (light)

Eu sou total "coma com os olhos"!!! Sempre enfeito um prato por mais bobo que ele seja, com uma apresentação bonita como -ainda- mais feliz. E essa gordice de hoje é mas um muito fácil de fazer, você ainda  pode substituir o recheio. Quem não curte atum coloca frango desfiado, peito de perú picadinho, ou o que você quiser.
E como uma gordice pode ser light? Ué... A ideia dessa "receita" veio na minha necessidade sem fim de matar a fome quando eu não pretendia comer algo muito pesado. Estou tentando manter o ponteiro da balança no mesmo lugar, sendo assim, durante a semana como o mais saudável possível, sem ser muito bitolada, é claro! A gordice sou eu, minha mania de sempre estar procurando e inventando algo na cozinha. E também é o nome da tag aqui do blog onde falo de comidas, restaurantes, etc. Portanto, parece contraditório, mas nem é!
Bom, o fato é que em um dia que eu estava cansada do pão de forma light, o integral eu não gosto, então abri a geladeira e comecei a pensar o que fazer com a pasta de atum que tinha lá. Vi o pão sírio em folha, mas ele já estava um pouco antigo, meio duro. Então não bastava colocar a pasta de atum nele e comer, eu tinha que dar um jeito de fazer o pão ficar gostozinho de novo e assim a tal mil folhas salgada surgiu. Gostei do resultado, repeti várias vezes e agora vou mostrar pra vocês como fiz. Ah, sobre o pão sírio em folha, acho o pão folha tradicional (rapi10) com gosto de coisa crua, apesar de saber que muita gente ama, prefiro o sírio em folha.
Como a "receita" é uma "invencionice" de um dia de fúria na cozinha não sei dizer quantas calorias tem. Até porque eu nem me preocupo muito em contar calorias, procuro apenas me alimentar bem. A batizei como Mil Folhas Salgada Light  sabendo que só tem 5! kkkk E não mil, mas o caso é que o resultado me lembrou muito aquela torta Mil Folhas. 
Começando a contar melhor como eu fiz, seguem os materiais! Tudo foi comprado no supermercado normal mesmo, Pão de Açúcar. Nenhum ingrediente precisei ir até o Mundo Verde ou outras lojas específicas pra achar...

Avisei que é bem bobo, né??? E vocês vão logo ver que eu não menti, segue a montagem da taaaal Mil Folhas Salgada...

.
Começo dobrando o pão folha várias vezes em partes iguais, isso facilita pra cortar! Corto sem me preocupar se os retângulos estão idênticos ou não, um pedacinho maior aqui e outro ali deixa até mais charmoso.
 .
Cada folha do pãozinho tem o lado de dentro (mais crú) e o de fora (mais assado). Organizo todos na assadeira com o lado mais crú para baixo, assim ele tosta em contato com o inox e o lado que já estava bem assadinho fica apenas recebendo calor. Deixo no formo por alguns minutos, até virarem torradinhas...
 .
Enquanto as folhas de pão sírio viram torradinhas no forno, eu faço a pasta. Tiro bastante a água de 1 lata de atum light, misturo 1/4 do potinho de cream cheese light, salsinha, cebolinha e coentro. Claro que não gosta, não coloca, né?
.
Mantendo o raciocínio do quem não gosta não coloca, eu misturo a cebola roxa picadinha, 1 colher de sopa de sumo de limão siciliano e 1 colher de sopa de ketchup. 
p.s.: depois aproveito o limão batendo ele com casca e tudo em um chá com bastante gelo, amo!
.
Pronta a pasta e as torradas de pão folha sírio, começo a montagem. Coloco um pouquinho de pasta no centro do prato apenas para segurar a "torre" direitinho, venho com uma folha de pão sírio torrada e cubro com uma quantidade generosa de pasta, outra folha... 
Outra camada de pasta, mais uma torrada e assim vai. Até a altura que você quiser... Eu coloco em média 5 folhas para não ficar muito difícil na hora de comer com o talher. Por fim rego com azeite, polvilho o orégano e coloco algumas bolinhas de queijo de cabra. Vocês não imaginam como eu amo a mistura deste queijo com atum. Apenas enfeitando com o queijo de cabra sua Mil Folhas Salgada fica muito mais saborosa, pois ele é um queijo bem forte!
.
Seguem mais algumas fotinhos da Mil Folhas Salgada pronta...


Comentários
1 Comentários

Um comentário: